Hamid Ajbar Sufi Ensemble (Marrocos/Espanha)

Dia 20 de maio | Cais do Guadiana | 22h30m

Hamid Ajbar Sufi Ensemble (Marrocos/Espanha) - Yinnan Al Andalus – Uma Viagem Espiritual desde Córdova a Damasco

Hamid Ajbar Sufi Ensemble é um conjunto de música andaluza, residente na cidade de Granada e formado por músicos de origem marroquina e espanhola.

Yinnan Al Andalus (Jardins do Al Andalus), tem um significado físico e espiritual. Quando Ziryab, o famoso músico, se estabeleceu em Córdova (século IX) trouxe consigo toda a sofisticação do Califado Abássida de Bagdad. Teve como reflexo o refinamento cultural a todos os níveis, tanto na gastronomia como no vestuário, na poesia e na música. Era uma sociedade urbana e como tal, os jardins tinham uma grande importância, como lugares de descanso e de desfrute, um canto à beleza e à criação, o exemplo mais claro pode-se perceber no palácio Generalife de Alhambra. Assim mesmo, o “Yinnan” também tem um profundo sentido espiritual, já que é uma recordação dos sete jardins do Paraíso e dos deleites que contêm.

O repertório de “Yinnan Al Andalus” é uma cuidadosa seleção através da grande fonte das moaxajas (muwashahat), uma forma poética que se desenvolveu no Al Andalus, estendendo-se pelo mundo árabe, e que teve a sua influência na lírica tradicional espanhola. Este repertório tem um alto nível tanto no significado profundo das suas letras, como na qualidade da sua música, tentando elevar sempre o estado de quem canta e toca, e de quem o escuta.

“Deus é belo e ama a beleza” segundo o ditado, e com ele queremos convidar o ouvinte a compartilhar esta viagem espiritual de “Yinnan Al Andalus”, deixando-se levar pela beleza das suas melodias e letras.