Festival Islâmico de Mértola

Imagem

A nova imagem do Festival Islâmico de Mértola é inspirada numa tigela de cerâmica, datada da 2ª metade do século XII exposta no Núcleo de Arte Islâmica do Museu de Mértola Cláudio Torres. A peça decorada com a técnica da corda seca, apresenta motivos vegetais: uma árvore da vida formada por tês flores de lótus unidas por um caule e rodeadas por um friso de pequenas rosetas estampilhadas sob vidrado verde. Uma vez mais o património e a herança do passado inspira a criação contemporânea da imagem do Festival.

Descrição da peça

Tigela em cerâmica, fabricada com pasta beige alaranja­da de textura friável e pouco compacta. É decorada com a técnica de corda seca total em branco, preto, verde turquesa e melado. O motivo central consiste em três bolbos de flor de lótus partindo de um talo central, rodeados por um friso de pequenas rosetas estampilha­das sob o vidrado verde. As paredes da tigela são orna­mentadas com duas flores de lótus e dois motivos florais de composição geométrica em alternância. Pode ser considerada uma peça de transição, que combina elementos da iconografia omíada com a técnica típica da época almóada. Foi encontrada na alcáçova do castelo de Mértola.

Símbolo

Retirado da cerâmica de corda seca do Museu de Mértola (apresentada na página anterior}. O tema central é uma árvore da vida formada por três flores de lotus vistas em alçado e unidas por um caule, rodeado pelo friso de rosetas estampilhadas.