Festival Islâmico de Mértola

Oficina Raji Mudra & Tó Zé Bexiga Dança com Viola Campaniça

19 de Maio, 2023
18:00
Pátio dos Sons, Largo do Rossio
Festival Islâmico
Oficina Raji Mudra & Tó Zé Bexiga Dança com Viola Campaniça

A Dança de Raji Mudra & A Campaniça de Tó Zé Bexiga
Dança e Viola Campaniça
17h30, Pátio dos Sons, Largo do Rossio

Um espetáculo a não perder que junta a dança do bailarino marroquino Raji Mudra e a sonoridade da viola campaniça na abordagem muito contemporânea de Tó Zé Bexiga. No palco do Pátio dos Sons.

MICHEL RAJI
Artiste Danseur Chorésophe

Nasceu em Marrocos e vive em França desde os 12 anos. Os seus deslocamentos geográficos foram desenhando pouco a pouco uma cartografia interior, em que cada passo marca um movimento iniciático em direcção ao universal. Bailarino e coreógrafo, formado nas técnicas clássica e contemporânea, cria em 1985 a sua própria via, a que chama de Chorésophie, a passagem do físico para o metafísico.

Numa exploração multidimensional do sopro da dança, do «ser» em dança, escutando a arquitectura da nossa respiração interna, explorando os ritmos respiratórios, gestuais e sonoros no movimento, Michel Raji enraíza o seu trabalho no pulsar infinito da respiração. Uma pulsação que se afina no espaço e no tempo da prática, e se harmoniza através do gesto e da voz, para se desdobrar então numa dança dinâmica e circular. Uma dança onde a respiração reencontrada se ritualiza.

Uma busca artística do ser, do acto de dançar, transformada em via de conhecimento.

O sopro da vida encantou meu nascimento
Eu dancei antes de dançar
Feliz na minha alma, minha alma feliz na vida
Eu entrei na ‘coreosofia’
‘Coreosofia’ é o meu jeito
E eu sou a sua voz”.

 

TÓ ZÉ BEXIGA
Nasceu em Évora, em 1976. Estudou piano e guitarra clássica, e mais tarde guitarra jazz. Passou por vários projetos desde o rock à música experimental, fusão e música improvisada. Descobriu depois a música de raiz e o prazer de a virar do avesso. Nos últimos anos, tem-se dedicado à exploração do repertório tradicional da viola campaniça.

É um artista multifacetado com vários trabalhos em cinema, teatro, dança contemporânea e teatro de marionetas. Faz oficinas regulares de exploração sonora e criatividade musical, construção de instrumentos e estratégias de composição instantânea e colaborativa.

Foi membro ativo de projectos como Uxu Kalhus e No Mazurka Band; fundador de Há lobos sem ser na serra, Bicho do Mato, entre outros. Recentemente, gravou com Kepa Junkera para a Ath Thurda, Celina da Piedade, António Caixeiro, Cantadores de Paris, O Gajo, Omiri, Orfeão Sónico de Um Corpo Estranho e Satúrnia, European Ghosts, Xinês, Lenna Bahule, Muhamago e Cardo Roxo.

É membro fundador da Cia Boa Companhia – teatro para todos. Participa em todos os espetáculos como músico e/ou ator. É membro do grupo Lusitanian Ghosts desde 2021. Fundou o projeto RAIA, solo mas frequentemente em diálogo com outras artes.

www.facebook.com/tzzzzzzzz/

 

Share: