Festival Islâmico de Mértola

Al Qasar

21 de Maio, 2022
22:30
Cais do Guadiana
Festival Islâmico
Al Qasar

22h30 – Cais do Guadiana

Al Qasar – Argélia. França. EUA

Em homenagem ao rock psicadélico que despontou na Turquia e no Líbano nos anos 60 e 70, Thomas Bellier criou um encontro entre Oriente e Ocidente com músicos dos Speed Caravan e dos Tinariwen. AL-QASAR é um coletivo de rock árabe com raízes em França, Marrocos, Argélia, Egito e Estados Unidos, formado em 2018 no bairro de Barbès, em Paris, França, por Rachid Taha, o produtor franco-americano Thomas Attar Bellier e o marroquino Jaouad El Garouge (músico da tradição ancestral Gnawa). Em conjunto formam um grupo de rock psicodélico que incorpora sonoridades e instrumentos tradicionais do mundo árabe.
Amplificadores Fender e guitarras fuzz vintage encontram o oud e o saz; Os kits de bateria Ludwig rasgam ao longo do darbuka, daf e riq. As suas letras em árabe clássico e inglês entregam um ataque frontal e poético à opressão política e social (Thomas Attar também colaborou com figuras da Primavera Árabe, Dina El Wedidi e Emel Mathlouthi). O coletivo inclui o herói do oud elétrico, Mehdi Haddab, juntamente com membros do Tinariwen, Damon Albarn’s Africa Express, Rachid Taha, Robert Plant e Salif Keita.
A banda tem-se apresentado desde a sua formação em concertos pela Europa e Médio Oriente, com aparições notáveis ​​no Trans Musicales (França), FMM Sines (Portugal), Pukkelpop 2021 (Bélgica) e Lowlands 2021 (Holanda).
Após o lançamento bem-sucedido do EP Miraj em 2021, concebido entre Los Angeles, Cairo, Paris e Nashville), o primeiro álbum completo de Al-Qasar, “Who are We”, será lançado em setembro de 2022 pela Glitterbeat Records.

Share: