Além Cabul – (Portugal, Afeganistão, EUA)
Duas Violas (Ana Santos e António Bexiga) com Mili Vizcaíno, Robin Ryczek, Fazel Sapand e Tiago Rêgo
22h30. Castelo de Mértola. Concerto Inaugural
No ‘mundo Google’, sem parar, precisamos de exatamente 100h para percorrer, sempre por terra, os 8.656,3Km que separam Mértola de Cabul.
Parece perto e, no entanto, é tão longe. Parece longe e fica já além, ao virar do quarto dia.
Pela lonjura, à primeira vista, poderemos pensar que é difícil encontrarmos lugares comuns entre Mértola e Cabul. Mas à primeira vista é isso mesmo, um primeiro olhar.
Um grupo de músicos oriundos do Alentejo aliado a outros tantos do Afeganistão- refugiados pelo mundo- e ainda a uma instrumentista americana, ativista na preservação do património musical afegão, acaba de construir uma máquina imaginária de teletransporte, que permite viajar de olhos fechados entre os vales dos rios Guadiana e Cabul e criar pontes onde antes havia fronteiras.
Nesta viagem, o tempo deixa de existir. Todos juntos – vozes, instrumentos, homens e mulheres, cantam para um tempo novo, para um futuro de liberdade, igualdade e fraternidade, sem esquecer o que trouxe o leito do rio, porque os rios bebem histórias. Gota a gota – de “gota a gota se faz o rio”, diz o provérbio afegão “qatra qatra darya maisha” – nós dizemos “grão a grão”, mas também temos o outro “água mole em pedra dura”.
Há pedras que duram e contam histórias. Há ‘pessoas-histórias’ que contam rios e pedras. E existe a música, que conta as histórias das pessoas, dos rios e das pedras.
Neste encontro, à dimensão musical acrescenta-se a visual, com a colaboração dos artistas plásticos Kaihan Hamidi (Cabul) e Manuel Passinhas da Palma (Mértola), cujas obras enquadrarão o cenário deste espetáculo.
FICHA TÉCNICA:
António Bexiga [Tó-Zé] Bexiga: Viola Campaniça, percussões, coros
Ana Santos: Violino, viola campaniça, coros
Mili Vizcaíno: Voz
Tiago Rêgo: Percussão
Fazel Sapand: Sitar, Oud, tabelas e voz
Robin Ryczek: Violoncelo
Kaihan Hamidi e Manuel Passinhas da Palma: artes plásticas