AO SUL – Música do Alentejo, Medieval e Andalusi
Castelo de Mértola – 22h30
Com Eduardo Paniagua Ensemble, Celina da Piedade, Ana Santos e o Grupo Coral da Mina de S. Domingos
O concerto inaugural do Festival Islâmico resulta de uma colaboração em residência artística entre Eduardo Paniagua e os músicos do seu Ensemble -César Carazo, El Wafir Shaikheldin e Jaime Muñoz-, Celina da Piedade, Ana Santos e o Grupo Coral da Mina de S. Domingos. O resultado leva-nos numa viagem pelos rios sonoros da música medieval e do legado andalusi até à confluência onde se encontram com o Cante Alentejano e outras tradições musicais deste imenso sul. Rios de culturas que se ligam e vêm dar a Mértola, num concerto imperdível.
Eduardo Paniagua
Arquiteto e músico de nacionalidade espanhola, referencia mundial em música medieval árabe e andaluza. Músico, maestro e instrumentista extraordinário, Paniagua nasceu em Madrid, Espanha, em 1952 no seio de uma família musical e desde cedo manifestou um talento musical incomum. Foi fundador e membro de várias formações musicais, como os Atrium Musicae, Calamus, Hoquetus, Musica Antigua ou Ibn Baya, entre outros. Nos anos 90 funda a editora Pneuma. Em 1997, 2000 e 2004 foi nomeado para Melhor Artista de Música Clássica pela Academia de Música Espanhola. Conta com uma discografia de dezenas de títulos editados.
Celina da Piedade
Música, mediadora cultural e investigadora, na área da Etnomusicologia (INET-md, FSCH- UNL). Dedica-se activamente ao estudo, formação e divulgação do Cante Alentejano e do Movimento Folk em Portugal. É Presidente Honorária da Associação PédeXumbo. Compositora, acordeonista e cantora, desenvolve o seu projecto musical Celina da Piedade, contando já com quatro discos em nome próprio e integra o grande coletivo Tais Quais. Colabora com Rodrigo Leão desde 2000 como compositora e parte do seu ensemble e participou em mais de uma centena de edições discográficas em parceria com outros artistas, para além de bandas sonoras para cinema, teatro e dança.
Ana Santos
Compositora e instrumentista. Vive na aldeia, no Sul. Estudou Arqueologia na Universidade de Évora, mas foi na área de Musicologia que se licenciou e é Mestre em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra. Atualmente dedica-se ao estudo da música árabe, tendo como mentores os violinistas Naseem Dakwar e Layth Sidiq. Tem colaborado com orquestras, espectáculos de teatro e dança, contadores de histórias, Grupos Corais Alentejanos, colectivos de Forró. Dos seus projectos destacam-se parcerias como “Elemento Árabe”, “RAIA e Ana Santos” (com António Bexiga), “Histórias da Mulher que Lia” (com Cristina Taquelim) e Celina da Piedade e Ana Santos. Contribui assiduamente com artigos para a Agenda Cultural de Mértola e outras publicações periódicas. É responsável pelo podcast “Registos do Tempo” e colabora como compositora/sonoplasta para o programa radiofónico “Terra que Conta”.