Festival Islâmico de Mértola

Kaihan Hamidi, exposição de pintura

20 de Maio, 2023
10:30
Casa das Artes Mário Elias
Festival Islâmico
Kaihan Hamidi, exposição de pintura

Kaihan Hamidi, exposição de pintura – Casa das Artes Mário Elias
De 2 a 31 de maio
Inauguração a 2 de maio, 18h30 Casa das Artes Mário Elias, Mértola

A Exposição
Kaiham Hamidi é um pintor afegão, refugiado em Portugal, atualmente a residir em Beja.
Kaihan Hamidi, a mulher e os dois filhos menores, chegaram a Beja em março de 2022, depois de terem deixado o Afeganistão em outubro de 2021, com passagens por Doha, no Catar, e por Lisboa.
Em Cabul, Kaihan fundou a Galeria de Arte Kaihan, era professor de arte e pintor. Um artista de grande prestígio na sociedade afegã, chamavam-no de “Deus das Aguarelas” (“God of Watercolors”). O regresso dos talibans ao poder e a fuga dos americanos obrigaram-no a sair do país. Na sua pintura retrata o que vê, num estilo muito próprio, de grandes contrastes entre luz e sombra. Os seus trabalhos compreendem uma vasta variedade de obras de arte, incluindo aguarelas, miniaturas, óleos e caligrafia. Pinta sobretudo locais históricos, paisagens urbanas, lugares, cenas do quotidiano e pessoas, com destaque para as presenças do feminino.
No Alentejo, mais propriamente em Beja, sente-se quase em casa.
Aqui encontrou a tranquilidade e a inspiração para seguir pintando, retratando muitas vezes a cidade e o castelo.
No Festival Islâmico apresenta-se com uma exposição do seu trabalho na Casa das Artes Mário Elias e contribui ainda para a componente visual e estética do espetáculo de abertura do Festival Além Cabul.

www.kaihanhamidi.com

Share: