Festival Islâmico de Mértola

O GAJO

Maio 17, 2019
Largo da Misericórdia
O GAJO

O GAJO nasce em Lisboa na primavera de 2016 pelas mãos de João Morais. Depois de 28 anos no circuito Punk Rock, João, escolhe a Viola Campaniça, um instrumento histórico de raiz tradicional, para ligar a sua música à terra que o viu nascer, Portugal.

O primeiro disco surge em 2017 e em janeiro de 2019 arranca um processo de internacionalização, onde se destaca uma muito relevante participação no Festival Eurosonic na Holanda.

Em Fevereiro deste ano é apresentado o novo disco “As 4 Estações d’O GAJO”; nome inspirado numa das obras de maior referência da música clássica (“Le Quattro stagioni” – Antonio Vivaldi – 1723). Este trabalho divide-se em quatro peças (4 EPs) com os nomes de 4 estações de comboios de Lisboa.

Uma viagem de onde se parte de Lisboa para o mundo. Não com um destino real, certo e determinado, mas evocativo das muitas viagens e memórias que habitam o imaginário de quem ouve. Música instrumental com referências arábicas e mediterrânicas numa nova linguagem para um instrumento antigo, que na sua melhor tradição renasce pelas mãos d’O Gajo como um escultor de pássaros livres.

Share:
';