Festival Islâmico de Mértola

Oficina de Cante com Pedro Mestre

20 de Maio, 2022
11:00
Pátio dos Sons, Largo do Rossio
Festival Islâmico
Oficina de Cante com Pedro Mestre

Oficina de Cante com Pedro Mestre – 11:00h Pátio dos Sons, Largo do Rossio

Em 2014 o Cante Alentejano foi reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Este canto polifónico, expressão musical genuína e única que traduz a essencial cultural do Alentejo estará presente no Festival através da presença de grupos corais e de várias oficinas abertas à participação de todos. Nesta oficina com Pedro Mestre convidamos todos e todas, miúdos e graúdos a experimentar cantar numa viagem pelo reportório das modas do Alentejo.

Pedro Mestre é natural da Aldeia da Sete (Castro Verde) e tem dedicado a sua vida à música tradicional alentejana, desenvolvendo vários projetos nesta área enquanto cantor, tocador/construtor de viola Campaniça, instrumento que aprendeu a tocar com os Mestres, Manuel Bento e Francisco António.

É fundador/ensaiador de grupos corais alentejanos, integrando alguns deles, nomeadamente o “Grupo Coral e Etnográfico – Os Cardadores” da Sete, Grupo Coral Feminino “As Papoilas” do Corvo. Integra igualmente o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. Integra vários projetos musicais a nível nacional e internacional com destaque para: “Grupo Viola Campaniça”; o Grupo de cante tradicional “4uatro ao Sul; Grupo Rastolhice; “Encontro de Violas – Viola Campaniça e Viola Caipira – Pedro Mestre e Chico Lobo”; “Les Voix Du 7 Sóis” Orquestra do Festival – “Sete Sóis Sete Luas”; Campaniça Trio; Alentejo Cantado.

Desde 2006 que desenvolve o projeto “Cante nas Escolas”, enquanto animador de música tradicional/cante alentejano, nas escolas do 1º ciclo do ensino básico. Em 2015 apresentou o seu primeiro trabalho discográfico a solo “Campaniça do Despique”, distinguido em 2016 com o Prémio Carlos Paredes. Em 2017 assumiu a coordenação do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, sediado em São Martinho das Amores (concelho de Odemira). Em 2019 lança o seu segundo trabalho discográfico “Mercado dos Amores.” A par da música, dedica-se à recolha etnográfica, possuindo já um considerável acervo audiovisual, onde a cultura imaterial ganha destaque.

Entre as várias atividades desenvolvidas, está a sua paixão pela recolha e coleção de instrumentos musicais tradicionais, nomeadamente instrumentos de corda com forte incidência sobre as violas de arame. É sócio-gerente da empresa Pedro Mestre Viola Campaniça Produções Culturais, sediada na Aldeia da Sete (Castro Verde).

Share: