Sofiane Saidi & The Mazalda
20 de maio .23h00 . Cais do Guadiana
O cantor argelino Sofiane Saidi junta-se ao projeto Mazalda para reinventar uma nova versão funky do Raï dos anos 1980 (música popular folclórica argelina tradicionalmente cantada por homens), agora representada com recurso a sintetizadores analógicos, saz, percussão norte-africana e vocais verdadeiramente indutores de transe.
Na formação deste projeto musical, ao cantor argelino Sofiane que possui todas as qualidades líricas dos melhores cantores de Oran, juntaram-se os arranjos groove dos Mazalda. O resultado é uma alegria audível com registos sonoros inesperados e contagiantes.
Durante a sua infância e adolescência na Argélia, Sofiane beneficiou da proximidade às raízes tradicionais da cultura raï. Já na fase adulta, em França, como musico, desenvolveu um trabalho contíguo a sonoridades groove e eletrónicas, sendo próxima a sua relação com nomes como os Acid Arab, Natacha Atlas, entre outras. Os Mazalda começaram como uma formação de experimentação musical, desenvolvendo projetos tão variados como uma banda de música de rua a instalações sonoras peculiares.
Tanto os Mazalda como Sofiane partilham um fascínio pela música raï antiga, e foi esta fascinação que os conduziu a esta colaboração e a uma verdadeira reinvenção de um género musical tradicional que, até então, parecia ter perdido a capacidade de se reinventar.
No Festival Islâmico apresentam-se a 20 de maio, pelas 23h00 no palco do Cais.
Reserve já o seu lugar, porque este é um concerto que não vai querer mesmo perder!