Síria
19 de maio . 00h30 . Cais do Guadiana
“Uma carta de amor para o PSR-62 Oriental, o sintetizador cujos quartos de tom e sons de bateria, alimentaram as pistas de dança dos anos 1980 de Beirute ao Golfo.”
Financial Times
Banda formada pelos irmãos sírios Hasan & Rami Nakhleh em 2010, na cidade de Majdal Shams, na região das Colinas de Golã (área conquistada por Israel à Síria durante a Guerra dos Seis Dias, e posteriormente anexada pelo governo israelense em 1981).
O estilo da banda é misto e manifesta as várias influencias que povoam o universo musical dos músicos. O primeiro álbum, Nuri Andaburi (2011) é fortemente inspirado pela música reggae, o segundo álbum, Laissez Passer (2017), combina o estilo tuaregue com rock psicodélico e em Migrant Birds (2020), o seu mais recente trabalho apresenta fortes influências da música disco que animava as pistas de dança do Médio Oriente nos anos 80.
A sua composição é inteligente, culturalmente afirmativa e livre de imperativos comerciais. A sua sonoridade atual é pop, com tonalidades instrumentais inesperadas, ritmos contemporâneos de dança e disco music, com fortes e poderosas raízes nostálgicas na música de dança do Médio Oriente dos anos 80.
Um concerto para dançar noite dentro no Cais do Guadiana
Discos
Nuri Andaburi (2011), Laissez Passer (2017) e Migrant Birds (2020)
Mais sobre a banda aqui