19h30 Anfiteatro do Castelo de Mértola
Vahdat Ensemble
Portugal
Vahdat Ensemble é um projeto artístico multicultural que reúne artistas do norte e sul de Portugal. Em 2019 completa a sua formação integrando seis artistas com uma longa experiência em projetos de música e danças do mundo. O projeto surge inspirado na paixão comum pela Música e Dança de países do Médio Oriente e Norte de África, tais como Turquia, Irão, Grécia, Afeganistão, Egito, Marrocos, entre outros. De forma a aprofundar o estudo destas tradições artísticas, os elementos do grupo realizam viagens extensas a estes países onde estudam com mestres de renome internacional. Para além da interpretação de peças tradicionais pertencentes a cada uma das culturas em foco, este projeto pretende também desenvolver a sua própria identidade através de composições e coreografias originais diretamente influenciadas por todas as tradições abordadas. Trata-se assim de um projeto inovador a nível nacional, que aspira à expressão e divulgação artística de dimensões culturais extremamente ricas e pouco conhecidas no nosso país, criando assim uma ponte entre a cultura oriental e a cultura ocidental.
Vahdat, que significa união em farsi, é o mote deste grupo de artistas que pretende através da arte promover a união de diferentes povos e divulgar a riqueza cultural de diferentes países. A escolha de instrumentação autêntica e de um repertório musical diversificado complementa danças tradicionais performativas com uma visão criativa e contemporânea, sendo constante a inspiração nas artes do Médio-Oriente. Vahdat Ensemble pretende assim difundir uma mensagem de paz ao promover a miscigenação de diálogos artísticos entre o Ocidente e o Oriente.
Vahdat Ensemble propõe com o seu espetáculo uma viagem por tradições artísticas ancestrais do Médio-Oriente apresentada sob uma visão contemporânea. Diferentes sonoridades e danças vão a palco sugerindo um convite ao espetador, num “saltitar” entre diferentes culturas. Assoberbadas pelas cores, pelo ritual, pela espontaneidade e pela alegria, as danças são acompanhadas por um variado leque de instrumentos. Sonoridades desconhecidas que envolvem o espetador aproximando-o a uma realidade cultural que, mesmo sendo distante, nos toca bem de perto. Um convite para descobrir um mundo, na sua diversidade e na sua união.